Autossabotagem, Estresse e a Busca por Sentido em Meio a uma Vida no “Piloto Automático”. Como a Psicologia pode te ajudar?
- nathalianosdei
- 6 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de abr.

Você já se sentiu sobrecarregado (a) pela correria do dia a dia, tentando equilibrar múltiplas funções e responsabilidades, como se estivesse apenas sobrevivendo e não vivendo de verdade?
Vivemos em uma sociedade em que somos bombardeados a todo instante por informações de todo o tipo, por obrigações a cumprir e por necessidades a suprir. Assim, normalizamos a constância em que áudios e vídeos dos aplicativos são acelerados, a hora reservada para uma refeição é trocada ou compartilhada com outras tarefas, o tempo de qualidade com quem amamos vai ficando reduzido, o apelo a produtividade apresenta-se cada vez maior, e por fim, o tempo de silêncio que deveria ser reservado para um encontro consigo torna-se cada vez mais escasso.
Logo, em meio a tantas demandas, vozes e distrações, percebemos o tempo passar rapidamente, somando-se a isso, a sensação de que a vida se resume em sobreviver mais um dia, vai se tornando a regra.
E, é assim, vivendo uma vida no automático, cronometrada, tomada por uma série de pensamentos como: “Eu tenho que”, “Preciso de”, “tenho culpa por”, “Deve ser assim” e “não consigo”; que a vida vai sendo marcada por insatisfações, sobrecarga, frustrações e ansiedades que vão tomando forma, em detrimento, de uma vida de bem-estar e realização.
Poderia entrar aqui nos diversos problemas que este estado pode causar na sua saúde mental, nas suas relações interpessoais e na sua performance laboral. Mas não é isso que vou me ater neste momento, quero mostrar que tudo isso, o leva para uma vida sem autoconhecimento, que vai minado sua autoestima e autoconfiança por, consequentemente, estar alheia ao seu propósito de vida.
Em falar nisso... qual o seu propósito de vida? Quais são os seus valores? Quais são suas qualidades e força? Você tem vivido o aqui e agora? Saboreado as boas emoções?
Além, do ritmo de vida atual, existem “travas” (pensamentos, sentimentos, comportamentos e feridas emocionais) que te impedem de responder a essas perguntas ou de viver uma vida com mais satisfação e bem-estar?
Então, é nisso e muito mais que a Psicologia pode te ajudar, pois respondendo a essas perguntas, entendendo seu funcionamento psicológico, seus comportamentos sabotadores, como também, desenvolvendo e colocando luz sobre suas virtudes, a psicologia pode te ajudar a gerenciar suas dores e construir uma vida com mais propósito e satisfação.
Lembrando, que o estresse e ansiedade constante pode nos levar a um limite onde parece que não há mais saída. Mas você não precisa enfrentar tudo isso sozinho (a). A psicologia pode ser o apoio que você precisa para encontrar equilíbrio, aliviar a pressão e resgatar a qualidade de vida que você merece.
Sua saúde mental é o motor percursor para lidar com desafios, tomar decisões, manter relacionamentos saudáveis e alcançar seus objetivos. Quando nossa mente está equilibrada, temos mais clareza emocional, resiliência e motivação para enfrentar as adversidades e aproveitar as oportunidades que a vida oferece! Não deixe que a rotina te consuma – entre em contato e dê o primeiro passo para cuidar de você!
Comments